Como lavar lençóis e roupas de cama

Lavar, secar e armazenar seus lençóis corretamente ajudará a preservar o tecido ao longo do tempo. Use essas dicas para aprender a lavar lençóis da maneira certa.

Subir em uma cama composta por lençóis limpos e com cheiro fresco é uma sensação gloriosamente aconchegante. E embora lavar lençóis possa parecer uma tarefa simples de lavar roupa, alcançar resultados nítidos e sem rugas requer um pouco de cuidado. Seguindo algumas dicas essenciais, você pode prolongar a vida útil de suas folhas e garantir a melhor limpeza a cada lavagem e como escolher um bom lençol percal.

Primeiro, é importante saber de que são feitas as suas folhas. Olhe para o rótulo de cuidados ou embalagem para identificar o conteúdo de tecido de suas folhas. Os materiais mais prováveis são algodão, algodão egípcio ou uma mistura de algodão poliéster, embora as folhas também possam ser feitas de bambu, linho ou seda. Revise as recomendações de cuidados do fabricante para obter instruções especiais. Lembre-se de que as misturas de algodão e poliéster geralmente saem do secador menos enrugadas do que as folhas de algodão, e as folhas de bambu, linho e seda provavelmente precisarão de cuidados especiais. Use nosso guia abaixo para aprender a lavar lençóis adequadamente para manter sua roupa de cama macia e sedosa nos próximos anos.

A melhor maneira de lavar lençóis é lavá-los separadamente de toalhas ou outras roupas. Isso dá aos Lençóis mais espaço para circular na água, o que significa que eles ficarão mais limpos. Lavar lençóis sozinho também evita danos causados por zíperes e outros fixadores, e reduz a quantidade de pilling que pode acontecer ao longo do tempo com artigos de cama, mesa e banho. Se a sua máquina de lavar tiver um agitador central, forme frouxamente cada folha em uma bola antes de deixá-la cair na banheira. Essa estratégia reduzirá os danos que podem ser causados pelas folhas que entram em contato com o agitador.

Sempre trate as manchas antes de lavar as folhas. Evite usar alvejante na roupa de cama, pois pode danificar o tecido. Se você precisar iluminar folhas brancas, adicione 1/4 xícara de suco de limão à água de lavagem em vez de alvejante. Use um detergente suave para folhas de algodão e algodão-poliéster-mistura. Tecidos especiais, como linho e seda, podem exigir um detergente especializado, portanto, verifique o rótulo do cuidado antes de lavar.

Lave as folhas em um ciclo suave usando água fria ou morna. A menos que você precise higienizar os lençóis devido a alergias ou após uma doença, geralmente não é necessário lavar os lençóis em água quente. Remova as folhas assim que o ciclo terminar para reduzir as rugas. Sacudir as folhas antes de colocá-las na secadora também pode reduzir as rugas.

Quando possível, seque as folhas em um varal externo, mas fora da luz solar direta. Para a máquina secagem, use um ajuste do baixo calor para minimizar dano das altas temperaturas. Após o término do ciclo, retire as folhas da secadora o mais rápido possível e dobre-as, alisando as rugas com as mãos. Se as rugas se fixarem, seque as folhas por mais cinco minutos com uma toalha úmida jogada na mistura para adicionar umidade. Evite passar as folhas, se possível, porque o calor elevado pode danificar as fibras.

Como o linho é uma fibra natural durável, ele pode suportar temperaturas de lavagem mais altas do que outras folhas (normalmente até 104 graus Fahrenheit). Quanto mais frequentemente os lençóis de linho são lavados, mais macios eles se tornarão. Use um detergente neutro e evite alvejantes ou detergentes contendo alvejante. O linho secará mais rapidamente do que outros tecidos, de modo que as folhas não precisarão de uma configuração de secador quente ou longa. A roupa de cama pode ser passada no ajuste de roupa quente em seu ferro.

O bambu é uma fibra natural que se beneficia do uso de sabão neutro ou especialmente projetado para produtos naturais. Alvejante ou produtos de limpeza agressivos danificarão as folhas de bambu. Use um ciclo de lavagem suave e esteja preparado para desbotar como resultado das primeiras lavagens (é por isso que você deve lavá-las separadamente). Enquanto a secagem ao ar é preferida, as folhas podem ser colocadas em um secador em um ambiente baixo ou seco ao ar.

Lave seus lençóis semanalmente (mais frequentemente para climas úmidos) para prolongar a vida útil da roupa de cama. Durante o tempo gasto na cama, sujeira, poeira, células da pele, óleos e fluidos corporais e material fecal podem se acumular nos lençóis. Quanto mais tempo essas partículas se acumulam nas folhas, mais estresse é colocado nas fibras da folha. Além disso, células da pele e óleos corporais ou fluidos podem atrair ácaros microscópicos.

Para reduzir a frequência de lavagem, tome banho antes de dormir para levar menos sujeira para a cama com você. Manter o excesso de suor, óleos e sujeira fora da cama manterá os lençóis limpos por mais tempo. Você também deve considerar ter vários conjuntos de lençóis disponíveis para que um conjunto limpo esteja sempre pronto para ir na cama. Ao girar três conjuntos de lençóis por cama, os lençóis duram mais.