Dicas para testes de software

Antes de chamar o suporte técnico, confira nosso guia passo-a-passo para solução de problemas de software.

Sua biblioteca ou sem fins lucrativos depende de software para fazer o seu trabalho, e falhas de software inexplicáveis e mensagens de erro podem paralisar o seu trabalho. Quando isso acontece, é tentador chamar o suporte técnico imediatamente. Mas antes de fazer a chamada, há passos básicos que você pode tomar para resolver problemas de software por conta própria, ou pelo menos reduzir as suas causas.

Da próxima vez que você tiver um problema de software, tente estas dicas de solução de problemas na ordem que estão listados abaixo. Documente cuidadosamente os passos que você toma. Assim, se uma chamada de suporte técnico se tornar necessária, pelo menos você terá uma boa ideia do que não está causando o problema.

Libertar a RAM fechando outros programas abertos

Cada pedaço de software usa memória de acesso aleatório (RAM). Quanto mais software estiver rodando em seu computador, mais RAM ele usa.

Isto pode ser especialmente problemático se você estiver usando máquinas mais velhas que não têm muito RAM. Então, se um programa de software se recusa a carregar ou está correndo lentamente, a primeira coisa a fazer é fechar todas as outras aplicações abertas.

Reiniciar o software

Problemas de Software podem resultar de um conflito com outros programas ou simplesmente de dificuldades que o software encontrou ao iniciar.

Desligar o programa e reiniciá-lo às vezes pode resolver estes problemas.

Desligue e reinicie o seu computador

Se reiniciar o programa problemático não resolve o problema, tente reiniciar o seu computador.

Uma vez que o computador tenha reiniciado completamente, reinicie a aplicação em questão e veja se o problema foi resolvido.

Desinstalar o software, e depois reinstalar

Às vezes, problemas de software ocorrem porque Arquivos de aplicações críticas foram removidos, atualizados ou excluídos. Por exemplo, muitas aplicações Windows usam arquivos Dynamic Link Library (DLL) para executar tarefas básicas.

Muitas vezes, várias aplicações irão usar o mesmo arquivo DLL. Se você removeu recentemente um programa do seu computador, é possível que você removeu arquivos DLL que outro programa contou. Da mesma forma, adicionar um programa pode adicionar ou atualizar arquivos DLL. Aplicações que eram dependentes desses arquivos DLL podem tornar-se instáveis ou deixar de funcionar inteiramente.

Para garantir que todos os arquivos necessários estão intactos, você pode desinstalar completamente o software problemático, em seguida, reinstalá-lo. Mesmo se você remover um programa usando o seu assistente de desinstalação incorporado (se ele inclui um), ainda é uma boa ideia para verificar a pasta de arquivos de programa do seu disco rígido-geralmente localizado no disco C — para quaisquer remanescentes do programa, e excluir quaisquer arquivos ou pastas que você encontrar.

Antes de reinstalação, verifique se existe uma nova versão do programa disponível. O fornecedor ou desenvolvedor pode ter introduzido correções de bugs que abordam o problema que você está tendo.

Procurar por correções de software

Os vendedores de Software também podem corrigir bugs através da emissão de patches-pequenas atualizações de software que abordam problemas conhecidos. Mesmo que você esteja usando a versão mais atual do software, pode haver um patch mais recente disponível para essa versão.

Desfragmentar o disco rígido

Como passo final de solução de problemas, você pode desfragmentar o disco rígido do seu computador. Desfragmentar reorganiza a estrutura de arquivos do seu disco rígido para que o sistema funcione de forma mais eficiente.

Desfragmentar provavelmente será mais útil se você estiver experimentando a lentidão geral em seu computador, porque desfragmentar é feito para fazer todo o seu sistema funcionar mais rápido. Note que a desfragmentação de um disco rígido se aplica principalmente aos computadores baseados no Windows.

Fonte: https://definicao.net/software/